...Talvez você me descubra em pedacinhos...

"Tentei descobrir na alma alguma coisa mais profunda do que não saber nada sobre as coisas profundas.Consegui não descobrir." (Manoel de Barros)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Filmes!

Bom dia!
Essa semana assisti 2 filmes muito bons. Ambos brasileiros e coincidentemente possuem a mesma essência. Quando aluguei nem imaginei que pudesse ter alguma relação. São completamente diferentes, mas os dois contam a história de uma mulher de fibra e mostra que toda mulher mesmo não sendo mãe, possui um instinto, de proteção, carinho, compaixão, zelo, que a maioria dos homens nem sempre têm.
O primeiro deles foi "Verônica" (até comentei no último post). O filme é tenso e a Andréia Beltrão manda muito bem...
Outra coincidência é que ambos retratam um pouco a minha profissão. Faço Pedagogia e o filme mostra uma realidade muito doida e verdadeira, difícil de acreditar. A gente as vezes estuda em uma visão tão romântica da coisa, que se você não tiver um olhar crítico e reflexivo você se decepciona e sua profissão está fadada ao fracasso mesmo. A realidade é muito dura e o papel do professor vai muito além de repassar conteúdos prontos. Ele tem que dar conta de tudo, da vida do aluno, pai, mãe, comoé a relação da família, da rua, do bairro, se passa fome, se apanha... Vou parar de falar porque me deprime (já que escolhi essa profissão, rs)

O outro filme chama "O contador de histórias". Muito chocante mas ao mesmo tempo poético. Um menino considerado como irrecuperável, mas ninguém nunca perguntou porque ele tinha determinadas ações. O "Verônica" eu não sei, mas esse filme conta uma história que verdadeira. Do professor Roberto, que cresceu na Febem, passou por mal pedaços e hoje é professor, especializado em Literatura Infantil, se não me engano tem mestrado e é considerado um dos 10 maiores contadores de histórias do mundo. Vale a pena conhecer a história dele...

Não sei quem teve mais sorte, se foram esses garotos que encontraram essas mulheres que mudaram suas vidas, ou se foram elas. Afinal, quem é capaz de se doar tanto, de amar desse jeito, acredito que a alma fica mais leve, sei lá.

Adoro essas histórias de superação sabe. Me dá gás pra acreditar que sacrifícios valem a pena, que quem acredita e faz por onde, alcança mesmo. Ninguém diz que é fácil, mas alcança. Se não deu certo é porque ou você ainda não atingiu o objetivo, ou não o traçou direito ou tentou ir por um caminho mais fácil, tentou deturpar alguma coisa no meio do caminho, rs... "Vida fácil" não existe... nem para as prostitutas (muito menos pra elas, digamos)

Vou postar a sinopse dos dois... vale a pena!
Beijos e um ótimo fim de semana!
Lu


VERÔNICA

Elenco: Andréa Beltrão, Marco Ricca, Matheus de Sá, Giulio Lopes.

Direção: Maurício Farias
Gênero: Ação
Duração: 87 min.
Distribuidora: Europa Filmes
Estreia: 06 de Fevereiro de 2009
Sinopse: VERÔNICA é professora da rede municipal de ensino há vinte anos e agora, na iminência de se aposentar e passando por sérios problemas pessoais, está exausta e sem a paciência de sempre.

Um dia, na escola em que trabalha, ela percebe que ninguém veio buscar Leandro, um aluno de oito anos.

Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar no alto do morro, encontram a polícia e muito tumulto. Traficantes mataram os pais de Leandro e querem matá-lo também.

Verônica foge com o menino. Ela procura ajuda e descobre que a policia também está ligada ao assassinato dos pais do menino. Sem poder confiar em ninguém, ela decide esconder o garoto.

Assim, Verônica é obrigada a enfrentar policiais e traficantes para sobreviver. E enquanto procura uma maneira de escapar com o menino, redescobre sentimentos que estavam adormecidos na sua vida solitária e difícil.



O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Elenco: Maria de Medeiros, Daniel Henrique, Paulinho Mendes, Cleiton Santos, Malu Galli, Ju Colombo, Daniel Henrique da Silva, Ricardo Perpétuo, Matheus de Freitas.

Direção: Luiz Villaça
Gênero: Drama/Nacional
Duração: 100 min.
Distribuidora: Warner Bros.
Estreia: 07 de Agosto de 2009
Sinopse: 'O Contador de Histórias' gira em torno da trajetória de Roberto Carlos, um menino pobre de Belo Horizonte que, durante a década de 70, cresce em uma entidade assistencial para menores então recém-criada pelo governo. Entre fugas e capturas, ele é considerado irrecuperável por seus educadores. A vida do garoto, porém, muda quando ele conhece a pedagoga francesa Margherit (Maria de Medeiros, de Pulp Fiction), que vem ao Brasil para realizar uma pesquisa. Juntos, aprendem importantes lições um com o outro, que mudarão as vidas de ambos para sempre.



2 comentários:

  1. Olá

    Achei este blog na blogosfera e ele é de +, com belas imagens e posts inteligentes.
    Ficarei imensamente feliz com sua visita e se me seguires, te seguirei também.
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar do Contador de histórias tanto que pretendo assisti-lo esse fim de semana.

    Adoro dicas de filmes...rsrsrs...
    passei aqui pra conhecer seu cantinho e agradecer sua visita e comentário. Volte sempre que quiser.
    Boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails